Serviços – CEAC – Centro de Atendimento à Comunidade/NPJ

CEAC - Centro de Atendimento à Comunidade/NPJ

nucleo-Juridico

Para expandir com qualidade, a IES vem investindo recursos significativos nas instalações físicas, mantendo a qualidade dos espaços dedicados ao ensino, pesquisa e extensão, aí incluídos os laboratórios, clínicas, núcleos e biblioteca. Nesse contexto, o Centro de Atendimento à Comunidade (CEAC) constitui-se em um espaço para atendimento à comunidade, sendo formado pela seguinte estrutura: Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), Clínica de Atendimento Nutricional e Clínica-Escola de Psicologia.

 

O referido centro está localizado em prédio próprio dentro do campus da instituição, compreendendo uma área total de aproximadamente 330,00 m², que utiliza parte de uma área do complexo de edificações da Faculdade Barretos. É dotado de toda infraestrutura necessária para o desenvolvimento das suas atividades, respeitando todas as condições de acessibilidade. Há um projeto de expansão física deste espaço com previsão de entrega no final de 2018.

 

Em relação à infraestrutura de TI, o CEAC dispõe de equipamentos de informática em todas as salas. Os computadores são ligados em rede a um servidor e, por conseguinte, a rede mundial de computadores, através de banda larga, possibilitando aos usuários o acesso irrestrito. As instalações são refrigeradas e possuem todo o mobiliário necessário aos atendimentos.

 

 

Núcleo de Prática Jurídica (NPJ)

No NPJ são desenvolvidas as atividades de práticas reais e simuladas do curso de Direito, dentro das disciplinas contempladas no Estágio Supervisionado.

 

O horário de funcionamento do NPJ é de segunda a sábado, em períodos alternados de manhã, tarde e noite, para desenvolver as atividades relacionadas às aulas de Prática Simulada.

 

A Prática Real também é realizada no NPJ e consiste no atendimento e prestação de assistência judiciária ao público em geral e ajuizamento e acompanhamento das demandas nos Fóruns Estadual e Federal local, mediante convênio firmado com a Ordem dos Advogados do Brasil.

 

Vale ressaltar que no dia 04 de novembro de 2014 foi publicada, no Diário Oficial, a homologação do convênio firmado entre a Faculdade Barretos e o Poder Judiciário para funcionamento do CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) no Núcleo de Práticas Jurídicas, cuja inauguração se deu em 15 de setembro de 2015, resultando na instalação da segunda unidade do referido órgão na cidade de Barretos, funcionando no prédio do NPJ da Faculdade Barretos.

 

Assim, o NPJ por meio deste convênio, amplia ações junto à comunidade local que visam a um só tempo reduzir a demanda de processos e estimular a pacificação social por meio do uso de meios adequados de composição de conflitos de interesse, em consonância com o movimento do Conselho Nacional de Justiça, do Poder Judiciário e de toda a Sociedade Civil.

 

Tais práticas visam inserir o aluno nas atividades de atendimento ao público, iniciando com a triagem que é realizada em local adequado do NPJ, estendendo-se ao ajuizamento da demanda e acompanhamento das audiências (conciliação, instrução e julgamento) que se sucederem. Nesta linha de atuação, o acadêmico (na qualidade de estagiário) poderá manter contato direto e real com todo o caminhar do procedimento jurídico forense, de forma igual a que ocorre no cotidiano dos escritórios de advocacia.

 

 

Núcleo Especial Criminal (NECRIM)

Há também as atividades do NECRIM, mediante convênio firmado com a Delegacia Seccional de Barretos, através da qual os alunos do Curso de Direito, a partir do 8º Semestre passam a atuar como mediadores e conciliadores em procedimentos policiais (Termos Circunstanciados), objetivando obter o Termo de Composição Preliminar (TCP) em crimes de menor potencial ofensivo.

 

Nesta Prática Real, os alunos também assistem às audiências reais, realizadas nos Fóruns locais (Estadual e Federal), oportunidade em que observam e aprendem os fatos vivenciando-os na realidade diária como ocorrem. Compreende, ainda, neste segmento, a análise de autos findos, organizados e armazenados, junto ao acervo do Cartório Modelo, existente nas dependências do NPJ.

 

 

Núcleo de Métodos Adequados de Resolução de Conflitos (NUMARC)

A Faculdade Barretos quer formar cidadãos conscientes, garantidores do devido acesso à justiça e mediadores de conflitos e para isso traz na matriz curricular do Curso de Direito a disciplina de “Métodos Adequados de Solução de Conflitos” em que os alunos têm a possibilidade de colocar em prática no NUMARC os ensinamentos recebidos.

 

 

Clínica Escola de Psicologia

Os alunos do curso de Psicologia desenvolvem atividades de estágio profissionalizante em cenários práticos, dentre os quais a clínica-escola. Este serviço contribui com assistência à saúde mental da população, visto que são ofertados diversos tipos de atendimentos à comunidade. Além disso, os docentes do curso de Psicologia promovem treinamentos e cursos destinados aos profissionais da rede municipal e estadual, contribuindo para com a educação continuada e permanente desses profissionais, desenvolvendo, assim, a integração ensino-serviço.

 

A clínica-escola tem por objetivo:

  • Atender as necessidades de saúde, educação e do sistema de saúde, sendo um instrumento para dinamizar a pesquisa científica e o envolvimento do aluno de graduação nos grupos de investigação científica a serem formados;
  • Adotar como princípio a hierarquização e organizar dos serviços de atendimento ao público e realizar a referência e contra referência dos usuários atendidos no clínica-escola;
  • Priorizar no fluxo de atendimentos a resolubilidade, evitando, sempre que possível, fila de espera e demora nos atendimentos oferecidos à comunidade. Além disso, casos de maior complexidade e/ou fora da abrangência de atendimento da clínica-escola serão encaminhados para locais específicos e com competência para tal.

           

Atividades de ensino, pesquisa e extensão poderão ser realizadas nos espaços da clínica-escola.  O dimensionamento da estrutura física da clínica-escola, abrangendo as salas de atendimento aos usuários, bem como, locais destinados aos estagiários e docentes, permitem pleno desenvolvimento das atividades previstas.

 

A Clínica-escola possui Regulamento próprio de funcionamento e conta com um professor coordenador, que é responsável por organizar as atividades realizadas no centro de atendimento e sistematiza o fluxo de atendimento à comunidade. Conta ainda com recepcionista durante todo o período de funcionamento, além de funcionários responsáveis por serviços gerais, prezando pela boa manutenção das instalações físicas e equipamentos dispostos.

 

A clínica-escola presta atendimento à comunidade, no âmbito individual e grupal, sendo um local que permite a interação do aluno com a comunidade, além de ser um local no qual os alunos desenvolvem atividades práticas das disciplinas, extensão e pesquisa, previstas no PPC.

 

Além dos estágios obrigatórios, os alunos do Curso de Psicologia desenvolvem atividades extracurriculares na clínica-escola, visando o atendimento da comunidade e a articulação entre o ensino e a pesquisa. As atividades desenvolvidas constituem em: ações psicoeducativas, atendimento psicoterápico individual (adultos e infantil), atendimento em grupo ou familiar, atividades que visem a prevenção de fatores de risco psicossociais e promoção de qualidade de vida nível individual ou coletivo.

 

Na clínica-escola são desenvolvidos os seguintes projetos de extensão institucionais:

  • Grupo de acompanhamento e tratamento de transtornos alimentares e obesidade
  • Grupo de apoio às mulheres mastectomizadas
  • Psicologia e doenças crônicas
  • Pró-Pais
  • Adolescer
  • Serviço de Atendimento em Psicologia Escolar
  • Subjetividade e trabalho

 

 

Clínica de Atendimento Nutricional

A Clínica de Atendimento Nutricional tem como objetivo dar suporte à formação acadêmica dos graduandos de Nutrição, com prestação de serviços à comunidade e produção científica. São oferecidos atendimentos nutricionais abrangendo o público infanto-juvenil, adultos e idosos, possibilitando ao aluno, desenvolver além da prática curricular, uma interação com a comunidade, extensão e pesquisa, o que vem ao encontro das estratégias pedagógicas contidas no PPC. Estas atividades ocorrem a partir do 7º período do curso como parte do Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica.

Os agendamentos da Clínica de Atendimento Nutricional são realizados via contato telefônico do interessado com uma recepcionista, por demanda espontânea ou encaminhamentos de pontos de estágio, desde que se enquadrem nos critérios pré-estabelecidos (nível de assistência nutricional e encaminhamento de profissionais da área de saúde com agendamento prévio). Há funcionários responsáveis por serviços gerais, prezando pela boa manutenção das instalações físicas e equipamentos.

Estes atendimentos tem ocorrido com a frequência de uma vez na semana, sendo supervisionadas por um docente supervisor, responsável pelo estágio em Atendimento Clínico (Nutrição Clínica).

 

 

Atendimento à comunidade.

Segunda à Sexta-feira
8h30 às 12h00
13h30 às 17h30

Sábados
8h às 12h

Informações
NPJ/CEJUSC: 17 | 3321-1200
Ramal 225 ou
direto 17 | 3321-1205