Serviços

Centro de Atendimento à Comunidade - CEAC

Para expandir com qualidade, a IES vem investindo recursos significativos nas instalações físicas, mantendo a qualidade dos espaços dedicados ao ensino, pesquisa e extensão, aí incluídos os laboratórios, clínicas, núcleos e biblioteca. Nesse contexto, o Centro de Atendimento à Comunidade (CEAC) constitui-se em um espaço para atendimento à comunidade, sendo formado pela seguinte estrutura: Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), Clínica de Atendimento Nutricional e Clínica-Escola de Psicologia. 

O referido centro está localizado em prédio próprio dentro do campus da instituição, compreendendo uma área total de aproximadamente 330,00 m², que utiliza parte de uma área do complexo de edificações da Faculdade Barretos. É dotado de toda infraestrutura necessária para o desenvolvimento das suas atividades, respeitando todas as condições de acessibilidade. Há um projeto de expansão física deste espaço com previsão de entrega no final de 2018.

Em relação à infraestrutura de TI, o CEAC dispõe de equipamentos de informática em todas as salas. Os computadores são ligados em rede a um servidor e, por conseguinte, a rede mundial de computadores, através de banda larga, possibilitando aos usuários o acesso irrestrito. As instalações são refrigeradas e possuem todo o mobiliário necessário aos atendimentos.

Atendimento à comunidade:

Segunda à Sexta-feira
8h30 às 12h00
13h30 às 17h30

Sábados
8h às 12h

Informações
NPJ/CEJUSC: 17 | 3321-1200
Ramal 225 ou
direto 17 | 3321-1205

Centro de Atendimento à Comunidade - CEAC

O Núcleo de Práticas Jurídicas - NPJ está localizado em espaço reservado dentro do Campus da Faculdade Barretos, no Centro de Atendimento à Comunidade - CEAC. E presta atendimento jurídico à população residente em Barretos que não tem condições de arcar com os custos de contratação de advogados particulares.

O NPJ se instrumentaliza através do escritório de assistência jurídica à comunidade - autorizado pela Ordem dos Advogados do Brasil-, com atendimentos diretos dos alunos à população carente, onde os discentes, após análises, elaboram as peças processuais necessárias aos interesses dos assistidos, realizam os peticionamentos eletrônicos, como parte do método de aprendizagem do processo judicial eletrônico, tudo sob a supervisão dos Advogados/orientadores e coordenação da Profª Ms. Débora Camargo de Vasconcelos Faria.

A experiência a casos reais, sob a orientação dos advogados-orientadores, atende aos objetivos de aprendizagem sólida e o desenvolvimento das competências e habilidades dos discentes.

Por ser o estágio parte integrante no processo de formação dos alunos, principalmente porque é neste âmbito que eles vivenciam a prática, aliando-a aos conhecimentos teóricos trabalhados durante o Curso, o NPJ proporciona diversas possibilidades em sua estrutura.

Desde 2011, pelo convênio celebrado com a Polícia Civil para a instalação do Núcleo Especial Criminal - NECRIM, os alunos participam ativamente com a autoridade policial das audiências de conciliação, na busca da resolução dos problemas reais apresentados.

Pelo convênio com o Tribunal de Justiça de São Paulo foi instalado desde 2014, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSC, que além de facilitar o acesso da comunidade circunvizinha aos procedimentos consensuais de resolução de conflitos, proporciona aos discentes o imprescindível olhar do profissional do Direito que prioriza a cultura do diálogo e a paz social ao litígio.

Em 2021 foi firmado termo de cooperação com a Defensoria Pública de São Paulo, sendo que a parceria fortalece a missão social da IES pela cooperação mútua, bem como promove experiência diferenciada aos alunos que participam da prática vivenciada por esta importante instituição, propiciando experiência inovadora e exitosa para os alunos.

Com o objetivo de propiciar o ensino-aprendizagem da prática jurídica, associado ao exercício da cidadania, em 2022 foi apresentado e aprovado o projeto "NPJ EM AÇÃO", que tem por fim consolidar a responsabilidade social por meio da disseminação do conhecimento seja do público interno, seja da comunidade.

Algumas das atividades já realizadas pelo projeto "NPJ EM AÇÃO": palestra "Conciliação e Mediação na Prática: CEJUSC e a promoção da cultura da paz"; mediações e conciliações simuladas através de metodologia ativa ("Role-play"); minicursos sobre marketing jurídico digital e defesa do consumidor nas relações jurídicas digitais, o que vem de encontro às atuais demandas da sociedade da informação.

Para a concretização de todas as práticas supracitadas, o NPJ dispõe de uma estrutura física adequada para os fins a que se destina, pois é servido por equipamentos de informática em todas as salas de atendimento. Os computadores tem internet disponível, possibilitando aos usuários o acesso a um banco de dados virtual, de inestimável conteúdo, quanto à legislação, doutrina e jurisprudência eletrônica, com acesso ilimitado à biblioteca digital de acervo atualizado, disponibilizada pela Instituição.

As instalações estão servidas de móveis, decoração, utensílios etc., de forma a atender perfeitamente as atividades desenvolvidas no local.

Além de todo o empenho para promover o ensino-aprendizagem, a prática advocatícia ao futuro profissional, bem como a prestação de assistência jurídica às pessoas carentes, ao longo dos anos os alunos do Curso de Direito da Faculdade Barretos vêm desenvolvendo trabalhos de extensão que impactam positivamente a sociedade.

Por refletirem práticas que contribuem sobremaneira para o aprimoramento da Justiça no Brasil, os trabalhos foram inscritos no Prêmio Innovare que trata-se de uma relevante associação sem fins lucrativos que tem como objetivos principais e permanentes a identificação, premiação e divulgação de práticas do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e de advogados que contribuem para a melhoria e efetivação do Sistema Judicial Brasileiro.

 

Os alunos do curso de Psicologia desenvolvem atividades de estágio profissionalizante em cenários práticos, dentre os quais a clínica-escola. Este serviço contribui com assistência à saúde mental da população, visto que são ofertados diversos tipos de atendimentos à comunidade. Além disso, os docentes do curso de Psicologia promovem treinamentos e cursos destinados aos profissionais da rede municipal e estadual, contribuindo para com a educação continuada e permanente desses profissionais, desenvolvendo, assim, a integração ensino-serviço.

A clínica-escola tem por objetivo:

  • Atender as necessidades de saúde, educação e do sistema de saúde, sendo um instrumento para dinamizar a pesquisa científica e o envolvimento do aluno de graduação nos grupos de investigação científica a serem formados;
  • Adotar como princípio a hierarquização e organizar dos serviços de atendimento ao público e realizar a referência e contra referência dos usuários atendidos no clínica-escola;
  • Priorizar no fluxo de atendimentos a resolubilidade, evitando, sempre que possível, fila de espera e demora nos atendimentos oferecidos à comunidade. Além disso, casos de maior complexidade e/ou fora da abrangência de atendimento da clínica-escola serão encaminhados para locais específicos e com competência para tal.

Atividades de ensino, pesquisa e extensão poderão ser realizadas nos espaços da clínica-escola.  O dimensionamento da estrutura física da clínica-escola, abrangendo as salas de atendimento aos usuários, bem como, locais destinados aos estagiários e docentes, permitem pleno desenvolvimento das atividades previstas.

A Clínica-escola possui Regulamento próprio de funcionamento e conta com um professor coordenador, que é responsável por organizar as atividades realizadas no centro de atendimento e sistematiza o fluxo de atendimento à comunidade. Conta ainda com recepcionista durante todo o período de funcionamento, além de funcionários responsáveis por serviços gerais, prezando pela boa manutenção das instalações físicas e equipamentos dispostos.

A clínica-escola presta atendimento à comunidade, no âmbito individual e grupal, sendo um local que permite a interação do aluno com a comunidade, além de ser um local no qual os alunos desenvolvem atividades práticas das disciplinas, extensão e pesquisa, previstas no PPC.

Além dos estágios obrigatórios, os alunos do Curso de Psicologia desenvolvem atividades extracurriculares na clínica-escola, visando o atendimento da comunidade e a articulação entre o ensino e a pesquisa. As atividades desenvolvidas constituem em: ações psicoeducativas, atendimento psicoterápico individual (adultos e infantil), atendimento em grupo ou familiar, atividades que visem a prevenção de fatores de risco psicossociais e promoção de qualidade de vida nível individual ou coletivo.

Na clínica-escola são desenvolvidos os seguintes projetos de extensão institucionais:

  • Grupo de acompanhamento e tratamento de transtornos alimentares e obesidade
  • Grupo de apoio às mulheres mastectomizadas
  • Psicologia e doenças crônicas
  • Pró-Pais
  • Adolescer
  • Serviço de Atendimento em Psicologia Escolar
  • Subjetividade e trabalho

 

 

A Clínica de Atendimento Nutricional tem como objetivo dar suporte à formação acadêmica dos graduandos de Nutrição, com prestação de serviços à comunidade e produção científica. São oferecidos atendimentos nutricionais abrangendo o público infanto-juvenil, adultos e idosos, possibilitando ao aluno, desenvolver além da prática curricular, uma interação com a comunidade, extensão e pesquisa, o que vem ao encontro das estratégias pedagógicas contidas no PPC. Estas atividades ocorrem a partir do 7º período do curso como parte do Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica.

Os agendamentos da Clínica de Atendimento Nutricional são realizados via contato telefônico do interessado com uma recepcionista, por demanda espontânea ou encaminhamentos de pontos de estágio, desde que se enquadrem nos critérios pré-estabelecidos (nível de assistência nutricional e encaminhamento de profissionais da área de saúde com agendamento prévio). Há funcionários responsáveis por serviços gerais, prezando pela boa manutenção das instalações físicas e equipamentos.

Estes atendimentos tem ocorrido com a frequência de uma vez na semana, sendo supervisionadas por um docente supervisor, responsável pelo estágio em Atendimento Clínico (Nutrição Clínica).