Cursos

Educação das Relações Étnico-Raciais e População Indígena

Objetivos:

Propõe-se este “espaço de discussão” com professores da rede pública e particular de ensino da Região de Barretos com o objetivo de construir um parâmetro curricular regional condizente com a lei. Em oito módulos discutir-se-á a discriminação racial, o racismo, questão da diferença e como enfrentar esses problemas no cotidiano da sala de aula. Serão apresentados textos de apoio, e fontes primárias entre outros recursos didáticos para instrumentalizar os professores em suas atividades cotidianas em sala de aula.

Público-Alvo:

Professores de Educação Básica: Linguagens, Pedagogos, História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Artes;

Módulos:

Módulo 1)
Introdução e apresentação da Lei 11.645/08 e demais documentos oficiais relativos a lei.
Desconstrução do conceito de “Raça”.
A eugenia, a higienização e a noção de degeneração através da miscigenação.

Módulo 2)
Geografia da África e divisões políticas.
África e sua diversidade lingüística.
Religião e mitologia na África e tradição oral.
Os reinos africanos pré-coloniais.

Módulo 3)
Ocupação européia do século XV, XVI e XVII.
Escravidão e a Diáspora africana.
Neocolonialismo do século XIX.
Guerras de conquista e corrida imperial.
A formação dos estados coloniais: colônias e protetorados.

Módulo 4)
As lutas de independência e formação de identidades.
África e seus desafios contemporâneos.
A diversidade africana e pensamento pan-africanista.
Cultura popular em África.

Módulo 5)
Cultos de Origem Africana no Brasil.
Artes plásticas africanas e sua conexão com Brasil.
Literatura, Música e Culinária africana e sua conexão com o Brasil.
O Movimento Negro e a luta contra a escravidão e o racismo.

Módulo 6)
Mapeamento da questão indígena na atualidade.
Legislação e a questão indígena.

Módulo 7)
Historiografia e construção do pensamento sobre os povos indígenas.
Aspectos sociais e políticos das culturas indígenas.
Arte Indígena e as narrativas populares folclóricas e oralidade.

Módulo 8)
A questão da diversidade e o multiculturalismo.
Educação e relações étnico-raciais no Brasil: humanidades na educação básica e no ensino superior.

Módulo 9)
Metodologia do Trabalho Científico.

Observação:

Só haverá a abertura do curso, se houver inscrições suficientes para, no mínimo, uma turma.

Número de vagas:

Vagas Limitadas.

 

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