Cursos

Metodologia do Ensino de História e Geografia

Objetivos:

Habilitar o professor dos ciclos iniciais para produzir material didático sobre a História e Geografia da região de Barretos para ser usada nas escolas municipais da região; Demonstrar para o professor a necessidade da criança identificar relações sociais no seu próprio grupo de convívio, na localidade, na região e outras manifestações estabelecidas em outros tempos e espaços; Situar fatos geográficos e acontecimentos históricos municipais e localizá-los em uma multiplicidade de tempos; Reconhecer que o conhecimento histórico e geográfico é parte de conhecimento interdisciplinar; Compreender que as histórias individuais são partes integrantes de histórias coletivas; Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais pertencentes às cidades; Conhecer formas político-institucionais e organizações da sociedade civil da região de Barretos ao longo do tempo que possibilitem modos de atuação; Dominar procedimentos de pesquisa escolar e de produção de texto, aprendendo a observar e colher informações de diferentes paisagens e registros escritos, iconográficos, sonoros e materiais; Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade social, considerando critérios éticos; Valorizar o direito de cidadania dos indivíduos, dos grupos e dos povos como condição de efetivo fortalecimento da democracia, mantendo-se o respeito às diferenças e a luta contra as desigualdades.

Público-Alvo:

Professores da Educação Básica I (Ensino Fundamental nos Ciclos I e II).

Módulos:

Módulo 1)
As diferenças e semelhanças individuais, sociais, econômicas e culturais entre os alunos da classe e as demais pessoas que convivem e trabalham na unidade escolar;
As relações que indivíduos, grupos sociais e sociedades estabelecem com a natureza no cotidiano.

Módulo 3)
As transformações e permanências dos costumes das famílias das crianças (pais, avós e bisavós) e nas unidades de ensino;
As transformações da natureza: causas e consequências.

Módulo 3)
As diferenças e semelhanças entre os agentes históricos e os grupos sociais que convivem na região de Barretos, nos aspectos sociais, econômicos e culturais;
As relações dos alunos com o lugar em que vivem.

Módulo 3)
As transformações e permanências nas vivências culturais (materiais e artísticas) da região de Barretos no tempo;
O papel das tecnologias na construção das paisagens urbanas e rurais.

Módulo 4)
As diferenças   e semelhanças das  ascendências e  descendências entre  os indivíduos  que pertencem à região de Barretos, quanto  à nacionalidade, etnia, língua, religião e costumes;
O fluxo de informações e as alterações na vida em sociedade.

Módulo 5)
Os processos de deslocamento de populações para o território nacional. Identificação de deslocamentos populacionais locais, no  passado e no presente, as migrações regionais e nacionais;
As diferenças e semelhanças entre grupos étnicos e sociais, que lutam e lutaram no passado por causas políticas, sociais, culturais, étnicas ou econômicas;
O transporte e sua influência na vida em sociedade, as alterações que imprimem nas paisagens.

Módulo 6)
Os diferentes tipos de organizações urbanas, destacando suas funções e origens;
O espaço urbano local e suas relações com outras localidades urbanas e rurais.

Módulo 7)
Produção de sínteses históricas: as relações entre os momentos significativos da história local e os da história regional e nacional.

Módulo 8)
Metodologia do Trabalho Científico;
Métodos e Técnicas de Pesquisa.

Observação:

Só haverá a abertura do curso, se houver inscrições suficientes para, no mínimo, uma turma.

Número de vagas:

Vagas Limitadas.

 

botao-avise