A Faculdade – Estágios

Estágios

ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE BARRETOS

 

O Estágio Supervisionado Obrigatório e Não Obrigatório, da Faculdade Barretos, desempenha o papel de agente de integração, desenvolvendo parcerias e convênios, atendimento individual ao aluno, palestras, oficinas de capacitação, além de divulgação de vagas que contribuem para aproximar, os estudantes das empresas, bem como desenvolver atitudes e comportamentos adequados a atuação profissional e promoção da cidadania.

Objetivos

  • Proporcionar o conhecimento prático adquirido durante o curso;
  • Conhecer a estrutura organizacional, fluxos e rotinas da organização onde será realizado o Estágio Supervisionado.

Como objetivos específicos, têm-se:

  • Capacitar o aluno para que ele aprimore o conhecimento teórico adquirido no curso relacionando-o com a prática;
  • Estimular os alunos a refletirem academicamente sobre temas estudados durante o curso, analisando-os em empresas para resultarem no trabalho eficaz.
  • Acompanhar a prática da junto à organização.

 

Competências, Habilidades e Atitudes

Competências:

  • Aprofundar a experiência prática no campo, para os alunos que não trabalham, ou reforçar a experiência técnica dos trabalhadores nas diversas áreas.

Habilidades:

  • Sedimentar conhecimentos adquiridos durante o curso, através do exercício sistemático de conhecimento científico, análise e avaliação do conhecimento;
  • Desenvolver a capacidade de articulação do conhecimento teóricos e instrumentais adquiridos durante sua formação e a prática.

 

Atitudes:

  • Análise crítica do conhecimento científico nas empresas;
  • Avaliação de situações administrativas globais e setoriais nas empresas;

 

Processo de Ensino e Aprendizagem

 

A avaliação do processo de ensino e aprendizagem será realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática com o objetivo de diagnosticar a situação da aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular proposta.

 

A avaliação, em função das diferentes finalidades, será do tipo:

  • Diagnóstica;
  • Formativa;

 

Avaliação Diagnóstica

 

Procura identificar a presença ou ausência de habilidades necessários SO Estágio Supervisionado, identificar as causas de possíveis dificuldades no processo de aprendizagem, conhecimento dos educandos, sendo que os instrumentos mais utilizados constituir-se-ão de discussão do tema pertinente ao conteúdo da disciplina em conjunto com os alunos.

 

Avaliação Formativa

 

A avaliação formativa será realizada durante o processo com o objetivo de verificar o desempenho dos alunos, quanto ao acompanhamento do Estágio Supervisionado e a apresentação de relatórios, permitindo a continuidade ou o redimensionamento do processo de ensino.

 

 

Anexos

1. TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO

2. FICHA DE FREQUÊNCIA DO ESTÁGIO

3. FICHA DE AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISOR

4. DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO DO ESTÁGIO

5. FICHA DE AVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO PELO SUPERVISOR DA FACULDADE BARRETOS