Cursos

Licenciatura em História

Duração
6 semestres (3 anos)
Período
Noturno
Titulação
Licenciado em História

Os alunos da Licenciatura em História apresentam um alto índice de aprovações em concursos estaduais e municipais. O curso também habilita lecionar Geografia.

 

Reconhecido Pela Portaria n° 151/2012, publicada no D.O.U em 20/08/2012.

 

icon-pdfMatriz Curricular 03 anos
Download

 

Investimento

Corpo Docente - História

Ana Lucia Fonseca Ducatti
Mestre
Ana Rodrigues da Costa
Mestre
André Luiz Zanon
Especialista
Fernando Marques de Melo Jr.
Mestre
Lucas Bonatelli Malho
Especialista
Marcelo Leolino da Silva
Mestre
Marcos Lázaro Prado
Doutor
Pedro Henrique Victorasso
Mestre
Rodrigo Ruiz Sanches
Pós Doc
Rosimeiri Ferreira Mendes
Especialista
 

Licenciatura em História

O Curso de Licenciatura em História da Faculdade Barretos incentiva a compreensão do ser humano e das identidades coletivas, enquanto contextualidades histórico-culturais sem as quais o sujeito humano é inconcebível, ou seja, não há cidadão sem ter o conhecimento da história da sua cidade, estado e país.

Em meio a esses desafios, compreende-se que há necessidade de o conhecimento histórico fundamentar-se como compreensão científica dos acontecimentos humanos que extrapolam as fronteiras do senso comum e da apropriação instrumental da memória.

Por isso, a ação do professor/historiador como intelectual comprometido com seu tempo, isto é, consciente de sua função social como intelectual, obtém sua base exatamente na capacidade de problematizar o conhecimento acerca do passado humano e de contribuir, amplamente, para a construção tanto plural quanto problematizadora a respeito das memórias históricas em suas manifestações coletivas, para tanto se faz necessário a criação de um curso onde seja possível o estudo da história de um ponto de vista da História das Mentalidades, onde todos os grupos sociais sejam analisados em todos os seus âmbitos, de maneira que o professor formado em História tenha condições de repassar o conhecimento aos seus alunos de forma a levar os alunos a desenvolverem suas habilidades e competências de forma livre sem imposições.

Objetivos Gerais do Curso

  • Formar um profissional capaz de assumir o trabalho pedagógico como professor/pesquisador com compreensão crítica da realidade educacional, tendo em vista as diferentes demandas da prática social, particularmente no campo da educação.
  • Desenvolver a educação como uma prática social, em que o processo educativo é visto como resultado das relações sócio- históricas, políticas, econômicas e culturais de determinados momentos da história.
  • Compreender os fundamentos epistemológicos dos conhecimentos básicos que integram os currículos dos cursos, bem como os fundamentos teórico-metodológicos necessários ao exercício da docência.
  • Exercer o trabalho pedagógico, em toda a sua abrangência, no espaço escolar e em outras instâncias educativas.
  • Investigar a prática pedagógica, teorizando sobre as questões levantadas e apresentando alternativas de solução.
  • Intervir na realidade educacional, desenvolvendo projetos que respondam aos problemas identificados.
  • Formar um profissional intencionado em resgatar a essência da primeira infância, pré-requisito para a formação integral do ser humano.

O Profissional estará apto para:

  • Atuar como professor de História em escolas estaduais, municipais e particulares no Ensino Fundamental, Médio e Cursinhos;
  • Coordenar atividades em Museus e Centros de Exposições;
  • Pesquisar para Museus, Bibliotecas, Emissoras de TV e Rádio.