Notícias

Descubra como estudar para a famosa semana de provas

Nós separamos algumas dicas para te ajudar neste período e garantir que seus estudos rendam mais e te tragam bons resultados no final do semestre!

DICA 1
Comece! Não espere até a vontade de estudar aparecer. Esperar muito, correrá o risco de ela nunca aparecer resultando na famosa procrastinação

DICA 2
Revise as suas anotações diariamente (mesmo quando não estiver em período de provas).

DICA 3
Entenda e crie respostas para as questões que você ainda não tem muito conhecimento. Se o conteúdo é cumulativo e você estiver com dificuldade em um assunto específico deste material, retorne a ele e só passe para o próximo quando sentir que compreendeu o suficientemente.

DICA 4
Desenvolva fichas de resumos para cada aula (ficha é uma das técnicas que mencionamos no nosso conteúdo no Instagram, na postagem com digas para organizar o seu estudo)

DICA 5
Conecte novas informações a coisas que você já sabe. Estas associações ajudam a reter informações.

DICA 6
Estipule metais alcançáveis, ou seja, que você acredita que irá mesmo conseguir alcançar, para cada sessão de estudos, assim você se mantém na linha e evita frustrações. Por exemplo: hoje eu vou estudar os capítulos 2 e 3 e criarei um resumo para cada um deles.

DICA 7
Faça pequenos intervalos entre os estudos. O cérebro processa uma quantia limitada de informação e precisa descansar um pouco.

DICA 8
Desenhe tabelas, diagramas, mapas mentais ou imagens para representar e organizar informações.

DICA 9
Estude em voz alta. Em um quarto ou sala vazia, finja que está explicando o conteúdo para alguém, usando as suas próprias palavras. Isto ajudará a avaliar a sua compreensão do conteúdo e a estimular a memória.

DICA 10
Teste a si mesmo. Crie fichas de estudo, estude-as, depois cubra as suas anotações e tente se lembrar do que está escrito. Se esta técnica não funcionar para você, invente outras formas de quiz para testar a si mesmo.

DICA 11
Quando você achar que já sabe tudo, continue! (Em inglês isto se chama overlearning, uma teoria pedagógica em que se pratica uma habilidade recém-adquirida além do domínio inicial, até se tornar automática.)

DICA 12
Crie exercícios ou responda os que já existirem no seu material de estudo. Force a sua mente a trabalhar para nas questões da prova seu cérebro já estar habituado ao raciocínio e conjunto de informações

DICA 13
E por último lembre-se que aprender algo não acontece rápido e a compreensão não é fixa. Por isso, seja persistente, acredite no seu potencial.