Curso de Direito: Faculdade em Barretos
Curso de Direito na Faculdade Barretos: Sua porta de entrada para o futuro!
Sonha em se tornar um advogado de sucesso e fazer a diferença na sociedade? Então o curso de Direito da Faculdade Barretos é a escolha perfeita para você!
Com tradição e reconhecimento, nossa faculdade oferece uma formação completa e de qualidade, com metodologias ativas e inovadoras, como a sala de aula invertida e a aprendizagem just in time, que te preparam para os desafios do mercado jurídico atual.
Nosso corpo docente é formado por profissionais experientes e renomados, que te acompanharão durante toda a sua jornada acadêmica, te orientando e te ajudando a alcançar seus objetivos.
A infraestrutura da Faculdade Barretos é completa e moderna, com biblioteca atualizada, laboratórios equipados e recursos imersivos que proporcionam uma experiência de aprendizado única.
E mais:
- Avaliado com nota máxima pelo MEC: A qualidade do nosso curso é reconhecida pelo Ministério da Educação, o que significa que você terá acesso a uma formação de excelência.
- Licenças originais do apps da Microsoft: Oferecemos aos nossos alunos acesso a softwares originais da Microsoft, para que você possa ter acesso às melhores ferramentas para seus estudos.
Não perca tempo! Matricule-se já no curso de Direito da Faculdade Barretos e dê o primeiro passo para uma carreira de sucesso!
Área de Atuação
Advogado
Analista Jurídico
Escrivão
Assistente Jurídico
Paralegal
Concurso Público
Direito
Objetivos
- Formar profissionais com elevado preparo intelectual, qualificados para o exercício técnico e profissional de Direito;
- Realçar a formação humanista de forma a criar condições concretas para que, no desenvolvimento de sua atividade, o profissional esteja atento ao caráter social de seu trabalho;
- Analisar a realidade social e as necessidades regionais, visando o aprimoramento da ordem jurídica e de sua atuação concreta, considerando as questões relacionadas à preservação ambiental e as implicações econômicas das relações comerciais;
- Tornar o aluno capaz de utilizar-se da doutrina, da legislação e da jurisprudência;
- Buscar o desenvolvimento de habilidades práticas, a partir da integração das diversas disciplinas, promovendo o aprimoramento de técnicas forenses;
- Promover, através da pesquisa a produção do conhecimento, possibilitando o avanço além de seu tempo e espaço, criando dessa forma condições para os progressos e tecnológicos, imprescindíveis às transformações jurídicas sociais.
- Mediante lições de Sociologia, Filosofia e Ciência Política a Faculdade Barretos possibilita uma formação humanista de forma a criar condições concretas para o desenvolvimento de uma atuação profissional pautada pelo caráter social de seu trabalho;
- Permitir a compreensão dos ângulos jurídicos, do universo dos problemas econômicos qualificando o aluno para a atividade profissional pertinente e prepará-lo para julgamento crítico.
Corpo Docente do Curso de Direito
NPJ - Núcleo de Práticas JurÃdicas
O Núcleo de Práticas Jurídicas - NPJ está localizado em espaço reservado dentro do Campus da Faculdade Barretos, no Centro de Atendimento à Comunidade - CEAC. E presta atendimento jurídico à população residente em Barretos que não tem condições de arcar com os custos de contratação de advogados particulares.
O NPJ se instrumentaliza através do escritório de assistência jurídica à comunidade -autorizado pela Ordem dos Advogados do Brasil-, com atendimentos diretos dos alunos à população carente, onde os discentes elaboram as peças processuais necessárias aos interesses dos assistidos, realizam os peticionamentos eletrônicos, como parte do método de aprendizagem do processo judicial eletrônico, tudo sob a supervisão dos Advogados/orientadores e coordenação da Profª Ms. Débora Camargo de Vasconcelos Faria.
Por ser o estágio parte integrante no processo de formação dos alunos, principalmente porque é neste âmbito que eles vivenciam a prática, aliando-a aos conhecimentos teóricos trabalhados durante o Curso, o NPJ proporciona diversas possibilidades em sua estrutura.
Desde 2011, pelo convênio celebrado com a Polícia Civil para a instalação do Núcleo Especial Criminal - NECRIM, os alunos participam ativamente com a autoridade policial das audiências de conciliação, na busca da resolução dos problemas reais apresentados.
Pelo convênio com o Tribunal de Justiça de São Paulo foi instalado desde 2014, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSC, que além de facilitar o acesso da comunidade circunvizinha aos procedimentos consensuais de resolução de conflitos, proporciona aos discentes o imprescindível olhar do profissional do Direito que prioriza a cultura do diálogo e a paz social ao litígio.
Em 2021 foi firmado termo de cooperação com a Defensoria Pública de São Paulo, sendo que a parceria fortalece a missão social da IES pela cooperação mútua, bem como promove experiência diferenciada aos alunos que participam da prática vivenciada por esta importante instituição, propiciando experiência inovadora e exitosa para os alunos.
O NPJ ainda realiza a prática da arbitragem de forma simulada, com o estudo de casos, realização de audiência e sentença arbitral. As atividades de mediação ocorrem com a análise e resolução de casos hipotéticos.
Entre outras atividades promovidas pelo NPJ aos discentes temos: a resolução de problemas decorrentes das relações jurídicas com as novas tecnologias por casos hipotéticos (por exemplo herança digital, negociação com criptomoedas, responsabilidade civil decorrente de acidente com veículo autônomo entre outros); análise crítica sobre os novos conflitos advindos do Direito de Família (relacionamento poliafetivo, por exemplo); além de oficinas de ética e marketing jurídico.
Para a concretização de todas as práticas supracitadas, o NPJ dispõe de uma estrutura física adequada para os fins a que se destina, pois é servido por equipamentos de informática em todas as salas de atendimento. Os computadores tem internet disponível, possibilitando aos usuários o acesso a um banco de dados virtual, de inestimável conteúdo, quanto à legislação, doutrina e jurisprudência eletrônica, com acesso ilimitado à biblioteca digital de acervo atualizado, disponibilizada pela Instituição.
As instalações estão servidas de móveis, decoração, utensílios etc., de forma a atender perfeitamente as atividades desenvolvidas no local.
Além de toda a estrutura física colocada à disposição dos alunos do Curso de Direito, a Faculdade Barretos, atenta à realidade das tecnologias de informação e comunicação em todos os âmbitos, inclusive no Poder Judiciário, com processos eletrônicos e audiências virtuais, implementou o e-NPJ que proporciona aos alunos o acesso online ao seu estágio.
A experiência online a casos reais e simulados, sob a orientação dos advogados-orientadores, atende aos objetivos de aprendizagem sólida e o desenvolvimento das competências e habilidades dos discentes.
Além de todo o empenho para promover o ensino-aprendizagem, a prática advocatícia ao futuro profissional, bem como a prestação de assistência jurídica às pessoas carentes, ao longo dos anos os alunos do Curso de Direito da Faculdade Barretos vêm desenvolvendo trabalhos de extensão que impactam positivamente a sociedade.
Por refletirem práticas que contribuem sobremaneira para o aprimoramento da Justiça no Brasil, todos os trabalhos foram inscritos no Prêmio Innovare , sendo selecionados para a segunda etapa, qual seja, entrevista com os avaliadores do Instituto.
_________________
[1] O Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Sua criação foi uma dessas raras oportunidades em que uma conjunção de fatores conspira a favor do bem público.
Participam das Comissão Julgadora do Innovare ministros do STF, STJ, TST, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do nosso Poder Judiciário.
Seu Conselho Superior é composto por associações representativas de grande prestígio no mundo jurídico: Associação de Magistrados Brasileiros, Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, Associação dos Juízes Federais do Brasil, da Associação Nacional dos Procuradores da República, da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, do Conselho Nacional de Justiça além do Ministério da Justiça por meio da Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania, do Ministro Carlos Ayres Britto e do jornalista Roberto Irineu Marinho, presidente do Grupo Globo.
Desde 2004, já passaram pela comissão julgadora do Innovare mais de sete mil práticas, vindas de todos os estados do país. Elas são a prova de que a nossa justiça passa por uma “revolução silenciosa”.
Sem dúvida, ainda são muitos e gravíssimos os problemas que precisam ser enfrentados pelo Judiciário brasileiro. No entanto, um observador atento identifica o consistente crescimento das iniciativas que buscam a efetividade da prestação jurisdicional. Se sempre foi reconhecida a capacidade técnica de nossos magistrados, agora já florescem também qualidades antes desconhecidas no Judiciário, como a aptidão para a gestão e o planejamento.
Pouco a pouco, essas iniciativas vão mudando a cara da Justiça e estimulando novas iniciativas, num ciclo virtuoso em que todos ganham. Este ano, o Innovare chegou à sua décima oitava edição, confirmando seus propósitos de fomento à Justiça brasileira, inclusive com a participação da sociedade civil.
Após a premiação, o Innovare tem como objetivo divulgar essa “revolução silenciosa” da justiça brasileira e apresentar seus protagonistas: magistrados, promotores, defensores públicos e advogados que dão o melhor de seu conhecimento e de sua energia para tornar o Brasil um país melhor.
Ana Carolina Gomes Ribeiro