Curso de Psicologia: Faculdade em Barretos
Desvende os Segredos da Mente Humana com o Curso de Psicologia da Faculdade Barretos!
Descubra o fascinante universo da Psicologia na Faculdade Barretos, uma instituição reconhecida pelo MEC com nota máxima e que oferece um ensino de qualidade focado na sua formação completa.
Nosso curso te prepara para atuar em diversas áreas da Psicologia, como clínica, organizacional, educacional e social. Através de metodologias ativas, como a Sala de Aula Invertida e a Aprendizagem Just in Time, você terá um aprendizado dinâmico e engajador.
Explore seu potencial:
- Compreenda o comportamento humano: Desvende os mistérios da mente e aprenda a lidar com as diferentes realidades das pessoas.
- Ajude a transformar vidas: Faça a diferença na vida das pessoas através da promoção da saúde mental e do bem-estar.
- Seja um profissional requisitado: A Psicologia é uma área em constante crescimento, com diversas oportunidades de trabalho.
- Tenha acesso a uma estrutura completa: Aprenda em laboratórios modernos, utilize recursos imersivos e consulte materiais atualizados em nossa biblioteca completa.
- Estude com os melhores: Nosso corpo docente é formado por psicólogos experientes e renomados em suas áreas de atuação.
Faculdade Barretos: Sua jornada para se tornar um psicólogo de sucesso!
Faça sua inscrição agora mesmo e dê o primeiro passo para realizar seus sonhos!
Área de Atuação
Psicologia Clínica
Psicologia da Saúde
Psicologia Social
Psicologia Jurídica
Psicologia Organizacional
Psicologia Educacional
Psicologia
A Faculdade Barretos pretende formar psicólogos capacitados ao exercício da profissão nas diversas áreas da Psicologia, em consonância com os princípios éticos, técnicos, científicos e políticos, que sejam capazes de:
- Identificar problemas e elaborar investigação científica no campo da Psicologia, levando em consideração a sua interface com outras ciências.
- Apresentar habilidades e competências técnicas no que diz respeito ao desenvolvimento e utilização de instrumentos de avaliação próprios da ciência psicológica, levando em conta suas características psicométricas e poder de generalização.
- Integrar à sociedade, no sentido de prestar serviços de qualidade à comunidade, capaz de exercer a profissão tanto em âmbito privado, como integrado às equipes multi(inter) disciplinares e serviços públicos.
- Assumir posição de liderança, tendo como foco, o bem estar da comunidade. Quando inserido na administração e gerenciamento institucional, deverá ter iniciativa, visão empreendedora e gestora.
O Curso de Psicologia tem os seguintes objetivos:
Objetivo Geral: formar profissionais com conhecimento teórico-prático, competências, habilidades e atitudes necessárias para o desempenho de seu papel profissional e desenvolver a postura ética, critico-reflexiva e visão ampliada sobre os problemas e necessidades dos indivíduos, em diferentes espaços de atuação do psicólogo.
Objetivos Específicos
- Realçar a formação humanista de forma a criar condições concretas para que, no desenvolvimento de sua atividade, o profissional também esteja atento ao caráter social de seu trabalho, analisando-o e adequando-o à realidade social e às necessidades locais e regionais e seja capaz de inovar e contribuir para o aprimoramento de sua ciência.
- Desenvolver habilidades práticas, por meio da convergência constante da teoria com a prática, para que o formando reúna condições mínimas necessárias para ingressar no mercado de trabalho preparado para as dificuldades inerentes ao campo.
- Incentivar a participação em atividades de extensão que favoreçam a inserção do estudante na práxis psicológica de forma interdisciplinar.
- Promover, por meio da pesquisa, a produção do conhecimento, possibilitando o avanço além de seu tempo e espaço, criando, dessa forma, condições para os progressos teóricos e práticos, imprescindíveis às transformações sociais, provendo-os de instrumentos legítimos e aptos na defesa dos interesses relacionados à área da saúde mental.
- Desenvolver competências e habilidades específicas da Psicologia, habilitando o discente para atividades que visam o desenvolvimento humano, a afirmação da cidadania e melhoria da qualidade de vida dos indivíduos.
- Capacitar o discente para o planejamento e desenvolvimento de ações de cunho psicológico em indivíduos e/ou grupos, visando a prevenção de fatores de risco psicossociais, promoção e reabilitação da saúde mental em diversos contextos, a nível individual e coletivo.
- Incentivar o estudo de assuntos contemporâneos, habilitando o acadêmico no desenvolvimento de intervenções que promovam resolução para as novas demandas psicológicas da sociedade.
Área de atuação dos Profissionais a serem formados
As áreas de atuação deste profissional são diversificadas, podendo atuar em clínicas, hospitais, centros sociais, Unidades Básicas de Saúde, centros de reabilitação, empresas, escolas, área judicial, psicologia do esporte, dentre outras.
Ênfases Curriculares
Em acordo com as DCNs para o curso de Psicologia (2011), além dos componentes curriculares formados pelo Núcleo Comum, o aluno deve cursar pelo menos uma ênfase curricular, que tem por objetivo oportunizar a concentração de estudos e estágios em algum domínio da Psicologia. Tendo como base o levantamento das necessidades locais e regionais, foram definidas três (03) ênfases curriculares para o Curso de Graduação em Psicologia da Faculdade Barretos:
- Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde;
- Psicologia e Processos de Gestão;
- Psicologia e Processos Educativos.
Corpo Docente do Curso de Psicologia
Horários Semanais do Curso de Psicologia
ClÃnica Escola de Psicologia
Os alunos do curso de Psicologia desenvolvem atividades de estágio profissionalizante em diversos cenários práticos, dentre os quais a Clínica-Escola de Psicologia. Este serviço contribui com assistência à saúde mental da população, visto que são ofertados diversos tipos de atendimentos à comunidade.
A clínica-escola tem por objetivo:
- Atender as necessidades de saúde, educação e do sistema de saúde, sendo um instrumento para dinamizar a pesquisa científica e o envolvimento do aluno de graduação nos grupos de investigação científica a serem formados;
- Adotar como princípio a hierarquização e organizar dos serviços de atendimento ao público e realizar a referência e contra referência dos usuários atendidos no clínica-escola;
- Priorizar no fluxo de atendimentos a resolubilidade, evitando, sempre que possível, fila de espera e demora nos atendimentos oferecidos à comunidade. Além disso, casos de maior complexidade e/ou fora da abrangência de atendimento da clínica-escola serão encaminhados para locais específicos e com competência para tal.
Atividades de ensino, pesquisa e extensão são realizadas nos espaços da clínica-escola. O dimensionamento da estrutura física da clínica-escola, abrangendo as salas de atendimento aos usuários, bem como, locais destinados aos estagiários e docentes, permitem pleno desenvolvimento das atividades previstas.
A Clínica-escola possui Regulamento próprio de funcionamento e conta com um professor coordenador, que é responsável por organizar as atividades realizadas no centro de atendimento e sistematiza o fluxo de atendimento à comunidade. Conta ainda com recepcionista durante todo o período de funcionamento, além de funcionários responsáveis por serviços gerais, prezando pela boa manutenção das instalações físicas e equipamentos dispostos.
A clínica-escola presta atendimento à comunidade, no âmbito individual e grupal, sendo um local que permite a interação do aluno com a comunidade, além de ser um local no qual os alunos desenvolvem atividades práticas das disciplinas, extensão e pesquisa.
Além dos estágios obrigatórios, os alunos do Curso de Psicologia desenvolvem atividades extracurriculares na clínica-escola, visando o atendimento da comunidade e a articulação entre o ensino e a pesquisa. As atividades desenvolvidas constituem em: ações psicoeducativas, atendimento psicoterápico individual (adultos e infantil), atendimento em grupo ou familiar, atividades que visem a prevenção de fatores de risco psicossociais e promoção de qualidade de vida nível individual ou coletivo.
Aparecido Donizete Alves Cipriano